sábado, 19 de janeiro de 2013

Será o BBB o maior vilão da TV?


Na tarde do último dia 8 de janeiro, data em que o reality show Big Brother Brasil 13 começou a ser exibido, na Rede Globo, um usuário do famoso serviço online de tira-dúvidas Yahoo! Respostas postou a seguinte indagação: “Faltam quatro horas para a estreia do BBB13. Você está morrendo de ansiedade?”.
 Um outro usuário não tardou a responder: “Estou promovendo uma campanha contra essa titica de programa, pois somente pessoas de baixo nível e dementadas é que curtem tal coisa. Hoje, vamos mudar de canal ou desligar a TV assim que começar”.Mudar de canal? Talvez a maior questão acerca do BBB, do 1 ao 13, seja exatamente saber por que o reality global virou o grande bode expiatório da miséria da TV aberta brasileira, cuja programação está recheada de programas de auditório para lá de sensacionalistas, que submetem pobres ao ridículo em troca da reforma do barraco; de dramaturgias ancoradas em cenas com apelos sexuais; e do mais rasteiro telecharlatanismo, praticado por “pastores” bons de palco e pós-graduados no evangelho da enganação.
Ao contrário do que acontece na maior rede social do mundo em relação às novidades do BBB, ninguém faz campanha para que os usuários não “poluam” o Facebook compartilhando as exortaçõe$ dos reverendo$ midiático$…
Mas, afinal, o que o BBB tem que os outros não tem e que tanto irrita as pessoas (leia-se: os internautas), ou pelo menos boa parte delas? Talvez seja o fato de que o programa, na altura da sua décima terceira edição, está em queda livre no Ibope, mas é um sucesso na internet, exatamente onde a sede de autoafirmação, o egocentrismo, o voyeurismo e os julgamentos morais já marcaram lugar, vide o dia-a-dia, ou melhor, as linhas do tempo do próprio Facebook, fundado por Mark Zuckerberg, o John de Mol da web.
Os sites de notícias estão repletos de manchetes como “Andressa e Nasser esquentam o clima embaixo do edredom”, “Fani dá conferida em silicone de Marien”, “Aline chama Eliéser de ‘picolé de chuchu’” ou “Anamara aconselha Fernanda sobre André: ‘Manda ele pastar’”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário