quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Apoio financeiro dos pais pode prejudicar notas de universitários, diz pesquisa



Pais que estão economizando dinheiro para pagar pela faculdade de seus filhos tomem cuidado: uma nova pesquisa nos Estados Unidos descobriu que, quanto mais dinheiro os pais oferecem para cobrir os custos da graduação de seus filhos – seja em termos absolutos ou como uma percentagem dos custos totais –, menores são as notas dos universitários.
Estudantes de famílias ricas têm uma maior probabilidade de entrar para a faculdade do que os de famílias pobres – e aqueles cujos pais custeiam seus cursos universitários têm uma probabilidade maior de se formar. Mas, de acordo com o estudo "More Is More or More Is Less? Parent Financial Investments During College" ("Mais é Mais ou Mais é Menos? Investimentos Financeiros dos Pais Durante a Faculdade dos Filhos", em tradução livre), de Laura Hamilton, professora de sociologia da Universidade da Califórnia, contribuições mais vultosas por parte dos pais estão relacionadas a notas mais baixas em todos os tipos de instituições que oferecem cursos de quatro anos.
"É um efeito modesto (em relação às notas), não grande o suficiente para fazer com que o aluno seja reprovado e deixe a faculdade", ponderou a pesquisadora, cujo estudo foi publicado na revista American Sociological Review deste mês. "Mas foi uma surpresa, pois todo mundo sempre pensou que, quanto mais (dinheiro) você dá, melhor seu filho se sairá".

Nenhum comentário:

Postar um comentário