quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Petrobras é eleita a empresa dos sonhos dos jovens brasileiros

                        

O Jornal O Globo Informa que a  Petrobras retomou o primeiro lugar do ranking 2012 da empresa dos sonhos dos jovens brasileiros, de acordo com os resultados da 11ª edição da pesquisa realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People. A empresa havia estado na liderança de 2005 a 2009. O segundo lugar agora pertence ao Google, que foi a primeira colocada em 2010 e 2011. O levantamento foi feito de fevereiro a maio deste ano.
A disputa entre estas empresas pelas duas primeiras posições do ranking ocorre desde 2008, mas, embora tenha caído para o segundo lugar, este ano o Google tem outras razões para se orgulhar, pois aparece em variadas posições no ranking de todos os países onde a pesquisa foi aplicada: Argentina, México, Colômbia, Chile, Peru e América Central, além do Brasil.

A Vale, que vinha se mantendo em quarto lugar na escolha dos jovens brasileiros desde 2008, agora garantiu o terceiro lugar. As outras empresas escolhidas por estes jovens, estudantes e recém-formados, com idade entre 17 e 26 anos, através de pergunta aberta (sem alternativas), para ocuparem do quarto ao décimo lugar são, respectivamente: Itaú, Nestlé, Unilever, Odebrecht, Natura, Ambev e Rede Globo.
Mas o que levou estes 46.107 jovens brasileiros que participaram da pesquisa a apontarem estas como suas empresas dos sonhos? Como eles formaram suas opiniões sobre as empresas? De acordo com o levantamento, 29% viram informações nos meios de comunicação e 28% conhecem alguém que trabalha ou trabalhou na empresa.

Motivos de Escolha

Nos primeiros anos da pesquisa no Brasil, salários e benefícios apareciam entre os primeiros motivos de escolha dos jovens brasileiros ao eleger a empresa dos sonhos, mas agora, com a estabilidade da economia, fazer o que se gosta e sentir-se realizado passou também a ser prioridade. Outros motivos de escolha assinalados pelos jovens brasileiros na pesquisa são: realização profissional, boa imagem no mercado, desafios constantes e qualidade de vida.

De acordo com as 67.469 respostas obtidas nestes países da América Latina e Central, através de questionário on-line, um aspecto deve ficar no radar dos profissionais de RH: sem desenvolvimento profissional não há como ter jovens fiéis a uma marca. Desenvolvimento profissional e conhecimento é o grande ponto de atenção dos jovens e se a empresa impedir ou não proporcionar desenvolvimento, eles vão buscar melhores oportunidades —ressalta Danilca Galdini, sócia da Nextview People.






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