quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tartaruga de 60 milhões de anos era do tamanho de um fusca

                     tartaruga-monstro-hg

Palentólogos encontraram um fóssil de uma tartaruga que viveu na América do Sul há 60 milhões de anos e era tão grande que podia mastigar jacarés como se fossem batatas fritas.

O bicho colossal recebeu o nome de tartaruga-carvão por um motivo bem besta: ela foi encontrada dentro de uma mina de carvão.

O casco desta tartaruga mede cerca de 1,70 m e os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (dos EUA) que a encontraram estudaram seu crânio e descobriram que ela tinha mandíbulas poderosas, capazes de destroçar moluscos com casca e tudo sem nem ligar para a crocância da coisa.

Os pesquisadores americanos dizem que essa tartaruga é muito louca porque há indícios de que ela teria vivido na mesma época dos dinossauros, mas, naquela época em que os répteis gigantes caminhavam sobre a terra, elas nunca chegaram a atingir tamanho tão grande.

Os maiores fósseis destas tartarugas-monstro já encontrados datam de uma época que é 5 milhões de anos depois de os dinossauros já terem sido extintos.
 Por falar em tartarugas, embora muita gente não saiba, no dia 23 de maio comemora-se o Dia Mundial da Tartaruga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário