segunda-feira, 21 de maio de 2012

Banco Central determinou até 2 anos para agentes responsáveis por empréstimos consignados prestarem exame de certificação.


A principal iniciativa para enfrentar fraudes nos empréstimos consignados vai demorar dois anos até ser implementada. Este é o prazo dado pelo Banco Central à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para certificar todos os correspondentes bancários, os “pastinhas”, responsáveis pelo fechamento das operações de crédito a pessoas físicas na rede bancária.

A partir de 2014, só poderão oferecer o serviço profissionais que, em exames da Febraban, alcançarem os níveis mínimos de qualificação exigidos por lei.

 Aposentados e pensionistas do INSS estão sendo vítimas do golpe do superendividamento em todo o Brasil. Pedidos de empréstimo consignado são feitos à revelia das vítimas, muitas vezes com a conivência de parentes, com uso e falsificação de documentos.

O INSS registrou, só em 2011, 3.320 casos de fraudes comprovadas e 15 mil reclamações sobre empréstimo consignado, mas o número real pode ser bem maior. Só em Coroatá, no interior do Maranhão, os pedidos de indenização por danos morais feitos por vítimas da máfia representam 80% dos 3,7 mil processos em andamento na vara especializada.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário