Uma pesquisa encomendada pela Curriculum à Gentis Panel com mais de 2.500 profissionais mostrou que a grande maioria, 83%, não recebe nenhuma resposta dos selecionadores sobre o término do processo e a participação deles no resultado da seleção.
Entre os profissionais que
obtiveram uma resposta (17%), a maioria diz que o tempo médio para
retorno é em até uma semana. No entanto, mais da metade (51%) disse que
nunca recebe nenhuma explicação sobre os motivos da não aprovação.
A pesquisa mostrou insatisfação dos entrevistados em relação a essa
atitude dos profissionais de recursos humanos - 98% afirmam que
gostariam do feedback para não persistir no erro nas próximas vezes e
consideram que o gesto demonstraria respeito.
Quando questionados se alguma vez já sofreram atraso para serem
atendidos pelo RH na entrevista presencial, 62% afirmaram que sim. A
maior parte (41,5%) esperou e compreendeu, mas assume que o ideal teria
sido se o responsável pelo processo tivesse avisado com antecedência que
iria se atrasar.
Em relação ao primeiro contato dos selecionadores com o candidato pelo
telefone, o levantamento mostrou que 74% consideram que não obtêm
informações satisfatórias e detalhes suficientes sobre as vagas.
No
entanto, para aqueles que acreditam que os dados sobre a oportunidade de
emprego são adequados na primeira ligação (21%) e puderam apurar a
veracidade depois, afirmaram que, em geral, as informações estão
corretas e alinhadas com a realidade informada no primeiro contato.
Ainda na primeira ligação, os profissionais afirmaram que informações
de salário (17%), nome da empresa (16%), local de trabalho (15%),
atividades a desenvolver (15%) e horário de trabalho (13%) são mais
importantes do que os benefícios (12%) que a companhia oferece.
Fonte: G1
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