quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Natal e Mossoró na rota dos voos regionais

                  

Natal e Mossoró poderão ganhar novas opções de voo dentro do Nordeste a partir de fevereiro, mês em que a companhia aérea Passaredo planeja inaugurar linhas aéreas intraregionais. A previsão foi feita em reunião na semana passada entre a empresa, secretários de turismo da região, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Comissão de Turismo Integrado (CTI Nordeste). Para viabilizar a proposta da nova malha aérea, apresentada em agosto pela Sudene, as federações estudam a concessão de incentivos fiscais. Inicialmente a ideia é reduzir a alíquota sobre o querosene de 25% para 3%.

"Fechamos que todos os darão incentivos por igual. Cada um estudará com as respectivas secretarias de fazenda e governadoras", explica o secretário executivo do CTI Nordeste, Roberto Pereira. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, também ficaram acertados o tipo de aeronave a ser utilizada na operação - ATR72 com capacidade para 70 passageiros -e um preço médio de R$ 200 por voo. Além disso, foram traçados roteiros e planos de voos. "Fazer as principais capitais é muito interessante, mas queremos envolver também os municípios. Ainda não se sabe quantos", reforça Roberto Pereira.

Para viabilizar os voos dentro da região, o secretário estadual de Turismo ressalta que será necessário integrar as viagens regionais com rotas nacionais. Fernandes acredita que a parceria entre Passaredo e Gol, assinada nesse ano, pode contribuir para essa integração no plano nacional. No plano de voos discutido na reunião a proposta é de duas linhas ligando o norte ao sul do Nordeste, e outras duas contemplando as direções leste e oeste da Região.

Mesmo com os avanços na negociação, a Passaredo deixou claro na reunião que será preciso investir nos aeroportos para tornar as operações viáveis. "Os dois maiores gargalos que nós temos são a infraestrutura e o financiamento. O que planejamos é possível de se realizar e nós vamos trabalhar para isso", relatou durante o encontroo vice-presidente da Passaredo, Eduardo Busch. Uma nova reunião entre os representantes dos estados está marcada para o próximo dia 19 de outubro.

Augusto Severo

Os voos para destinos nordestinos no aeroporto Augusto Severo ilustram bem a falta de integração dentro da região. Natal só tem viagens diretas para Recife, Salvador, Fortaleza e Fernando de Noronha. Todas as demais cidades do Nordeste precisam de conexão quando os voos partem da capital potiguar. Confira dados sobre as três capitais atendidas pelo aeroporto Augusto Severo.

Voos com destino a capitais nordestinas

Recife
Em 2011, embarque de 137.119 passageiros
Até julho/2012: embarcaram 82.801 passageiros

Salvador
Em 2011, embarque de 159.035 passageiros
Até julho/2012: embarcaram 93.457 passageiros

Fortaleza
Em 2011, embarque de 145.715 passageiros
Até julho/2012: embarcaram 88.000 passageiros

Voos vindos de capitais nordestinas

Recife
Em 2011, embarque de 137.119 passageiros
Até julho/2012: embarcaram 82.801 passageiros

Salvador
Em 2011, embarque de 159.035 passageiros
Até julho/2012: embarcaram 93.457 passageiros

Fortaleza
Em 2011, embarque de 145.715 passageiros
Até julho/2012: embarcaram 88 mil passageiros


Fonte: DN OnLine 



Nenhum comentário:

Postar um comentário