domingo, 2 de setembro de 2012

Distritos industriais não têm infraestrutura básica

                   

Trinta e três empresas operando, cinco mil empregos gerados, R$ 3,1 milhões arrecadados via Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial), escuridão, insegurança e muita poeira. 

O contraste entre números e problemas compõe as realidades do Centro Industrial Avançado (CIA) e do Distrito Industrial de Macaíba (DIM). Criados por leis do meio para o fim da década de 1990, os dois polos localizados no município de Macaíba, na Grande Natal, nunca tiveram a infraestrutura básica à disposição. Antigas queixas dos empresários instalados na região, os problemas da falta de pavimentação, iluminação e policiamento geram incômodos, custos extras e travam investimentos.

Embora ainda não tenha perspectivas de ser pavimentado, o CIA, de propriedade do Estado, teve redes de esgotamento sanitário, abastecimento de água e estação de tratamento construídos em 2007. Já no DIM, que pertence ao Município, nada foi feito. Está atualmente em negociação o projeto de uma estrutura de tubulação que tem de ser feita antes do calçamento do centro. 

As estradas de areia se estendem pelas ruas marginais entre a BR-304 e as indústrias do Centro Industrial, que tem como âncora a fábrica da Coteminas. No Distrito Industrial, o areial é visto tanto na rua em frente à fábrica da Coca-Cola até os acessos para as demais fábricas que ficam por trás da indústria de refrigerantes.

 A preocupação aparece nas palavras tanto de empresários quanto funcionários. O diretor da DVN Vidros, Jairo Galvão, conta que o percurso inadequado até a BR-304 chega a causar a quebra de produtos mais frágeis. A empresa produz e distribui vidros do Ceará até o Pará. "É uma dificuldade para arrumar esse pequeno pedaço de chão.

 Estamos esquecidos aqui", afirma Galvão, que tem hoje 50 funcionários trabalhando e aguarda a ampliação do orçamento do Proadi para aumentar a capacidade de produção. Como solução paliativa para o trajeto, a prefeitura de Macaíba realiza serviços de terraplanagem nas estradas de areia.














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário