sexta-feira, 29 de junho de 2012

Módulo da nave espacial chinesa Shenzhou 9 retorna à Terra

               
Liu Yang, primeira mulher astronauta da China, deixa o módulo
Foto: STR / AFP

O módulo da nave espacial chinesa Shenzhou 9 retornou à Terrra nesta sexta-feira, após uma missão de 13 dias no protótipo de laboratório espacial Tiangong 1, lançado no ano passado pela China. A cápsula com os três astronautas que completaram a tarefa aterrissou às 10h da manhã na Mongólia e todos os passageiros passam bem. Entre os membros da tripulação está a primeira mulher astronauta chinesa Liu Yang, de 33 anos, que viajou ao lado do veterano Jing Haipeng, de 45 anos, e o colega Jing Haipeng, de 43 anos. Todos eles são experientes pilotos da Força Aérea chinesa.

O ponto mais tenso da missão foi quando a Shenzhou 9 teve que se acoplar ao Tiangong 1. Após o sucesso do procedimento, o governo da China comemorou e disse que a missão era um grande passo para o avanço do projeto espacial do país. Pequim pretende construir, a partir do protótipo de laboratório, uma estação espacial permanente tripulada, que irá conduzir pesquisas.

O próximo passo do programa chinês é enviar outra missão tripulada ao Tiangong 1ainda este ano. No entanto, o projeto pode ser atrasado após a avaliação da missão da Shenzhou 9 e do estado do laboratório.

Fonte: o globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário