terça-feira, 31 de julho de 2012

Boca e imagem profissional sujas

Funcionários que usam linguagem chula no local de trabalho podem ficar mal entre seus colegas ou, pior, perder uma promoção. Segundo recente pesquisa do site americano CareerBuilder, 64% dos gestores disseram que analisam negativamente um empregado que frequentemente profere palavrões, e 57% afirmaram ser menos propensos a promover essa pessoa.

"Muitos empregadores valorizam o decoro profissional, e o xingamento pode ser considerado uma violação deste código", diz Rosemary Haefner, vice-presidente de recursos humanos da CareerBuilder. "Isto é especialmente considerado se o profissional lida com pessoas de fora do ambiente da empresa e pode, assim, impactar negativamente a imagem da organização". Segundo Rosemary, o costume de usar palavras inadequadas pode sugerir imaturidade, raiva crônica ou, até mesmo, falta de profissionalismo.

Apesar de o costume ser mal visto, 51% dos trabalhadores disseram que usam esse tipo de linguagem no escritório. A maioria das pessoas (95%) disseram fazê-lo na frente de seus colegas de trabalho, enquanto 51% disseram também falar na frente do chefe. "A cultura de cada empresa varia. Se os colegas de trabalho e, até mesmo, os gestores costumam falar palavrões, pode ser um sinal de que a equipe tolera essa postura. O perigo, porém, é ter alguém em posição de poder que não concorde com esse tipo de atitude e, mesmo não expondo a opinião desfavorável, leve isso em consideração durante as revisões anuais ou no momento de promover", explica Rosemary.
 
A pesquisa, realizada on-line nos Estados Unidos, pela Harris Interactive, teve como universo mais de 2.000 gerentes de recursos humanos e 3.800 trabalhadores, entre maio e junho de 2012. Constatou-se que a maioria dos gerentes de recursos humanos acreditam que o uso de palavrões coloca o profissionalismo do funcionário em xeque, além de demonstrar falta de controle e maturidade. Até mesmo a inteligência do empregado é julgada por conta do mal costume: mais da metade dos entrevistados disse que usar palavras "sujas" no trabalho faz com que um empregado pareça menos inteligente. Porém, apesar de a maioria dos gestores julgar mal os xingamentos, um em cada quatro admitiu xingar no ambiente profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário